quarta-feira, 7 de julho de 2010

CARTAZES


CASA - MORADIA





TRABALHEI COM MEUS ALUNOS O TEMA "CASA".
1º CONTEI A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS.
2º DRAMATIZAMOS A HISTÓRIA
3º UTILIZAMOS CASAS FEITAS DE PALHA, PAU, PEDRA E TAMBÉM MÁSCARAS DOS TRÊS PORQUINHOS.
4º APÓS A DRAMATIZAÇÃO VOLTAMOS PARA A SALA E...
5º LISTAMOS O QUE SE PRECISA PARA FAZER AS CASAS DA HISTÓRIA
6º ESCREVEMOS O NOME DO PORQUINHO MAIS PRUDENTE,PORQUE A CASA DELE NÃO CAIU, ETC.

O SAPO NÃO LAVA O PÉ






USEI O CARTAZ DO SAPO NÃO LAVA O PÉ PARA TRABALHAR "TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO" COM MEUS ALUNOS, TRABALHEI QUANTIDADE DE PALAVRAS DO TEXTO, QUANTOS A TEM NO TEXTO, E, I O , U CANTAMOS A MÚSICA E FIZEMOS UM COLORIDO COM O SAPO E TRABALHEI TAMBÉM O GRÁFICO DAS VOGAIS, FOI SHOW...

CASAS - TRÊS PORQUINHOS





CONFECCIONAR COM OS ALUNOS E CONTAR A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS...

MATEMÁTICA










AGORA É SÓ FAZER CARTAZINHOS E PREGAR NA PAREDE DA SALA...

RECORTAR SEMPRE -URSO

RECORTAR E COLAR ...

MALUQUINHO PORTA RECADO


PARA CONFECCIONAR COM OS ALUNOS...

MENINO MALUQUINHO PARA RECORTAR


É SÓ RECORTAR E COLAR, AS CRIANÇAS VÃO ADORAR...

NÍVEIS DA ESCRITA

Para Emília Ferreiro a criança deve escrever como ela imagina que as palavras possam ser compostas, explorando, nesse caso, as sua hipóteses.
Até chegar às instruções mais elaboradas a criança "erra" muitas vezes. São os erros construtivos, como disse Piaget.
A escrita infantil segue uma linha de evolução surpreendentemente regular:
Nível 1- GARATUJA:
Reprodução de riscos, rabiscos. Mistura letras e números .
NÍVEL 2 - PRÉ SILÁBICO:

Acreditam que a escrita é diferente de acordo com o tamanho do objeto ou coisa, palavras com significados diferentes devem ser escritos de forma diferente. EXEMPLO BOI- BGRVIHYNJ ( animal grande nome grande) - FORMIGA - que é bem pequena escreve jku.
NÍVEL 3 - SILÁBICO QUANTITATIVO:
Cada letra vale uma sílaba. É o momento em que a criança revela a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala.
NÍVEL 4 - SILÁBICO QUALITATIVO:
Usa apenas as vogais da palavra. A criança se vê frente a um conflito escrevendo vogais como palavras
NÍVEL 5 - SILÁBICO ALFABÉTICO:
Já escreve palavras usando consoantes, conflito entre a hipótese silábica. O desenvolvimento é decorrente das atividades anteriores que a criança realizou em sala.
NÍVEL 6 - ALFABÉTICO:
É capaz de compreender os caracteres da escrita, de acordo com os valores sonoros das sílabas e dos fonemas das palavras que vai escrever. Neste momento, a criança enfrentará os problemas de ortografia,sanados com o desempenho das atividades. A crinça nessa fase já está alfabetizada.