Para Emília Ferreiro a criança deve escrever como ela imagina que as palavras possam ser compostas, explorando, nesse caso, as sua hipóteses.
Até chegar às instruções mais elaboradas a criança "erra" muitas vezes. São os erros construtivos, como disse Piaget.
A escrita infantil segue uma linha de evolução surpreendentemente regular:
Nível 1- GARATUJA:
Reprodução de riscos, rabiscos. Mistura letras e números .
NÍVEL 2 - PRÉ SILÁBICO:
Acreditam que a escrita é diferente de acordo com o tamanho do objeto ou coisa, palavras com significados diferentes devem ser escritos de forma diferente. EXEMPLO BOI- BGRVIHYNJ ( animal grande nome grande) - FORMIGA - que é bem pequena escreve jku.
NÍVEL 3 - SILÁBICO QUANTITATIVO:
Cada letra vale uma sílaba. É o momento em que a criança revela a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala.
NÍVEL 4 - SILÁBICO QUALITATIVO:
Usa apenas as vogais da palavra. A criança se vê frente a um conflito escrevendo vogais como palavras
NÍVEL 5 - SILÁBICO ALFABÉTICO:
Já escreve palavras usando consoantes, conflito entre a hipótese silábica. O desenvolvimento é decorrente das atividades anteriores que a criança realizou em sala.
NÍVEL 6 - ALFABÉTICO:
É capaz de compreender os caracteres da escrita, de acordo com os valores sonoros das sílabas e dos fonemas das palavras que vai escrever. Neste momento, a criança enfrentará os problemas de ortografia,sanados com o desempenho das atividades. A crinça nessa fase já está alfabetizada.
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